Trabalhos EnANP
3895 palavras
16 páginas
COMO DETERMINAR OS DIRECIONADORES DE CUSTOS: UMA ABORDAGEMMATRICIAL
Autoria: Antônio Fernando de Oliveira de Andrade Pereira, Gutembergue Leal de Mesquita e
Anderson Dantas
RESUMO
O presente artigo propõe desenvolver uma metodologia que utiliza o modelo matricial na identificação dos direcionadores de custos para empresas de múltiplas atividades e múltiplos produtos em ambiente robotizados, bem como em modelos celulares de produção.
O modelo matricial parte do princípio do método dos mínimos quadrados ordinários considerando várias variáveis que influenciam o comportamento dos custos indiretos de fabricação em empresas de classe mundial.
Tradicionalmente o método de regressão linear simples apresentado nos manuais de custos e controladoria não é capaz de identificar os verdadeiros direcionadores de custos para empresas de múltiplas atividades e produtos, assim como para grande número de observações, pois, esses profissionais utilizam calculadoras convencionais do tipo HP 12-C, SHARP EL
533, HP 19 BII etc.
O modelo matricial proposto, objetiva generalizar a identificação e estimativa dos principais direcionadores de custos utilizando-se de softwares avançados do tipo SPSS, SAS e PCGIVE em microcomputadores com processadores de capacidade superior ao 486 DX, o que pode ser constatado através da aplicação de um exercício simulado desenvolvido no presente trabalho, para uma planta robotizada.
INTRODUÇÃO
Com a globalização de mercado, a indústria brasileira tem procurado intensamente melhorar a sua competitividade. O elevado grau de competição em nível global, tem obrigado a indústria a ter vantagem competitiva localmente, para se posicionar como empresa de classe mundial.
Esse grau de competição tem induzido às empresas brasileiras ao utilizar tecnologia de ponta, através de um sistema integrado manufaturado de fabricação, em tempo real, que exige uma multiplicidade de funções e atividades dentro da fábrica.
Ainda, com o advento da robótica, as plantas das fábricas