Trabalhos Comunicação
Comunicação Social
Teoria da Comunicação I
Profª.: Lígia Turma: EC3
Teorias da Comunicação: Conceitos, escolas e tendências
De qual comunicação estamos falando?
Não existe uma única definição para o termo comunicação, o seu significado dependerá do contexto em que for utilizado.
Definir a comunicação é algo bem delicado, pois é necessário usá-la para definí-la.
A primeira resposta que nos vem à cabeça quando perguntam o que seria comunicação é a situação do diálogo, duas pessoas conversando, uma troca de ideias.
Porém a comunicação vai muito além de somente duas pessoas trocando ideias, afinal aparelhos técnicos se comunicam entre si sem intervenção humana, assim como os animais. Além de ainda existir a comunicação visual ou por gestos que dispensam palavras.
1. Etimologia do termo
“O termo comunicação vem do latim communicatio, do qual distinguimos em três elementos: uma raiz munnis, que significa “estar encarregado de”, que acrescido do prefixo co, o qual expressa simultaneidade, reunião, temos a ideia de uma “atividade realizada conjuntamente”, completada pela terminação tio, que por sua vez reforça a ideia de atividade.” (Página 12, 1º parágrafo de Etimologia do termo)
O significado citado anteriormente refere-se ao primeiro significado no vocabulário religioso, aonde o termo aparece pela primeira vez.
A vida eclesiática no Cristianismo antigo era determinada pela contemplação e isolamento, que eram considerados na época como uma condição para conhecer Deus. Nascendo disso dois grupos que intrepretavam esse isolamento de formas diferentes: os “anacoretas” e os “cenobitas”. Estes o interpretavam como se fosse algo para ser feito pensassem daquela forma em grupo, porém um grupo “onde se vive em comum” (cenóbios). Já aqueles interpretavam o isolamento de forma mais radical e viviam de forma individual.
A característica mais peculiar dos cenobitas e que os definia era o fato de se encontrarem para o