Trabalhos biblio uff
Resumo: Denomina-se cultura a crença, gastronomia, música, literatura, lazer, linguagem e tantos outros tipos de manifes-tações características de um povo, além de ser uma forma de organização social de um deter-minado local. A maneira de vi-ver de uma sociedade jamais pode ser dita como inferior a outra, mesmo uma sendo mais desenvolvida em qualquer senti-do que a outra. Cultura e condi-ção de vida de um lugar são coisas diferentes.
p. 8 – “Cada realidade cultural tem sua lógica interna, a qual devemos procurar conhecer para que façam sentido as suas práticas, costumes, concepções e as transformações pe- las quais estas passam. É preciso relacionar a variedade de procedi-mentos culturais com os contextos em que são produzidos.”
Nenhum cidadão pode julgar a sua cultura correta em rela- ção a outra. Um país do orien- te, por exemplo, dificilmente vai achar normal a forma de vida do ocidente, e vice-versa, mas não pode classifica-la co- mo errada.
p. 9 – “Vejam pois que a discussão sobre cultura pode nos ajudar a pen-sar sobre nossa própria realidade social. De fato, ela é uma maneira estratégica de pensar sobre nossa sociedade, e isso se realiza de mo- dos diferentes e às vezes contradi-tórios.”
Palavras-chave: Cultura. Povo.
p.15 – “A diversidade das culturas existentes acompanha a variedade da história humana, expressa possi-bilidades de vida social organizada e registra graus e formas diferentes de domínio humano sobre a nature-za.”
Referências:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002.
______. NBR 6028: informação e documentação: resumo: apresentação. Rio de Janeiro, 2003.
______. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002.