Trabalhos acadêmicos
Características dos trabalhos científicos
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é que define as características dos diversos trabalhos científicos: Artigo, Resenhas, Paper (ou ensaio), Informe e Relatório.
Os trabalhos científicos destacam-se por suas características de forma e estrutura, já que compõe a “embalagem” de todo o conteúdo que o pesquisador quer comunicar e divulgar.
Uma das principais razões que levam um pesquisador a escrever é a necessidade de tornar conhecido o resultado da sua pesquisa, das suas reflexões e de seus estudos.
O Artigo Científico
Revela um estudo – a investigação de problema ou o desenvolvimento de uma pesquisa. Em geral, é publicado em revistas e jornais especializados ou apresentados em seminários, congressos ou encontros científicos.
A (ABNT) define artigo como:
Um texto com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento. Os objetivos são diversificados: dar conhecimento de pesquisas originais, concluídas ou em andamento; desenvolver aspectos não explorados de um tema; expor assuntos em controvérsia; opiniões; prover soluções alternativas para problemas polêmicos ou opinar sobre um acontecimento. A sua estrutura corresponde a elementos pré-textuais (título, autoria, resumo, relação de palavras-chaves), elementos textuais (introdução, desenvolvimento, conclusão e os elementos de apoio), e elementos pós-textuais (apêndice, anexos, tradução do resumo).
A (ABNT) define como Paper, Ensaio ou Comunicação:
Para se escrever um paper, deve-se: 1. Escolher o assunto; 2. Reunir as informações; 3. Avaliar o material; 4. Organizar as idéias; 5. Redigir o paper. O texto deve ter cerca de 6 páginas, ser coerente, ter inicio, desenvolvimento e encerramento. As frases precisam ser curtas e os assuntos seqüenciados. Usar a linguagem culta com termos científicos e justificados pelos autores com referencias e