Trabalhos academicos
No 1º. Capítulo da obra em tela, o autor discorre sobre o que é Didática do Ensino Superior, qual o lugar da didática na formação de professores, ensino ou aprendizagem? Como abordar o processo de ensino, pedagogia ou andragogia, o que torna o aprendizado eficaz, variáveis relacionadas aos alunos, variáveis relacionadas ao professor e variáveis relacionadas ao curso.
A priori, o autor destaca o pensamento que por muito tempo imperou no meio acadêmico, qual seja, o de que para ser um professor festejado nesse nível, somente se fazia necessário dominar técnicas de comunicação e o conteúdo da matéria lecionada. Não se entendia necessária a participação de Pedagogos no processo de ensino universitário. Ao professor cabia transmitir a matéria e debelar possíveis dúvidas, não existindo a preocupação de preparar os professores com recursos pedagógicos.
Para que o aprendizado seja mais proveitoso, deve o docente se ocupar de dominar e desenvolver habilidades pedagógicas, além de aprimorar sua visão de mundo, de cidadão, de cientista e educador, ajustáveis as necessidades de sua função.
Aduz que o termo didática oriunda do grego didaktiké, sendo apontada como a ciência, técnica ou arte de ensinar. No início do século XX surgiu um movimento denominado "Escola Nova" ou "Escola Ativa" que pregava que o aluno aprendia melhor por si mesmo. Foi muito criticada sob o argumento de não exigir muito dos alunos, de deixar de lado assuntos tradicionais.
O professor deve abandonar aquela velha posição de figura inatingível e senhor de todo o conhecimento para adotar uma postura preocupada em identificar as necessidades e aptidões de seus alunos. Deve agir como um fio condutor do conhecimento, incentivando os alunos a desenvolver seus próprios pensamentos e opiniões.
Desta feita, o papel fundamental do professor é de moldar cidadãos e prepara-los para os desafios da vida e do magistério do ensino superior. Quando não age dessa maneira, desempenha um papel esperado pelas