Trabalhos academicos
A Petrobras avalia continuamente os aspectos ambientais e de segurança dos produtos que comercializa. Disponibiliza, em seu site, o Manual de Especificação de Produtos (MEP) e a Ficha de Segurança de Produtos Petrobras (FISPQ), que apresentam diretrizes sobre os padrões internos de qualidade da companhia. Um exemplo para estreitar o relacionamento com fornecedores e cliente é o Programa de Parceria Responsável, que incentiva a adoção das melhores práticas na cadeia de produção e suprimento. Além disso, mantém um serviço de assistência técnica para orientação de todos os aspectos ligados aos seus produtos.
A companhia possui um sistema corporativo de gestão de qualidade que permite registrar e resgatar informações sobre os produtos comercializados. Também conta com laboratórios próprios, em suas unidades fabris e em seus terminais, e pessoas capacitadas para realizar análises fisioquímicas, levando em consideração as especificações de cada produto e as exigências legais que regulamentam o segmento de distribuição. A responsabilidade pelo desempenho dos processos produtivos é do corpo gerencial, que é assessorado pela força de trabalho do refino na sede e nas refinarias. As equipes estão diretamente subordinadas ao diretor de Abastecimento da Petrobras.
A área de Abastecimento acompanha indicadores referentes à responsabilidade do produto, focados na qualidade, na confiabilidade dos navios utilizados para transporte marítimo e no derrame de óleo e derivados.
Na Liquigás, a segurança na utilização dos produtos é uma das principais preocupações. No caso do gás liquefeito de petróleo (GLP), trata-se de uma questão crítica, já que acontecem acidentes com botijões pela falta de cuidado ou de conhecimento sobre o manuseio do produto (saiba mais em "Desempenho dos processos produtivos"). Para evitar riscos, a empresa mantém seu parque de botijões, capacitam revendedores, público interno e clientes do granel e cumpre à risca a