Trabalhos academicos
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Curso de Graduação em Geografia
Modalidade: Licenciatura
RESENHA
1. Referência Bibliográfica
J.F. Ade Ajayi. História Geral da África. África do século XIX a década de 1880. A África e a economia-mundo. Brasília: UNESCO. 2010.
Pág.27 a 46.
2. Credenciais do autor
J. F. Ade Ajayi. (Nigeria). Especialista em história da África Ocidental no século XIX, autor de vários artigos e publicações sobre a história africana, atuou como vice-reitor da Universidade de Lagos, professor emérito do departamento de história da Universidade de Idaban.
Immanuel Wallerstein. (E.U.A). Especialista em sociologia africana e nos sistemas econômicos mundiais, autor de vários artigos e publicações, professor de sociologia na Universidade de columbia de Nova Iorque, diretor do Fernand Braudel Center for the Study of econommies.
O texto de Ade Ajayi sobre a África e a economia-mundo, faz parte de uma pesquisa com uma coleção de oito volumes sobre a História Geral da África, que em estreita colaboração com a UNESCO, o Comitê Científico internacional decidiu empreender estudos complementares com o intuito de aprofundar algumas questões que permitirão uma visão mais clara sobre certos aspectos do passado da África.
Os participantes dessa coleção engloba 350 cientistas coordenados por um comitê formado por 39 especialistas, dois terços deles africanos e com quase 30 anos de pesquisa completaram a coleção.
3. Conhecimento A África e a economia-mundo
A estrutura comercial da África se consolidou com o resto do mundo em consequência da transformação das relações econômicas ao longo dos anos, onde foi marcado por um movimento além-mar, em que outros países implantaram seus domínios nas regiões da África. A comercialização do produto de luxo, que era o tráfico de escravos, foi tanto uma consequência quanto um elemento chave da edificação da economia-mundo