TRABALHO P
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS
2º Ciclo – Módulo A
GESTÃO DE ESTOQUE E ANÁLISE DE OPERAÇÕES LOGÍSTICAS: ESTUDO NO CASO LABORATÓRIO SÃO MARCOS
Autores1:
Bárbara Oliveira
Isabelle Santos
Pedro Cunha
Tatiane Mendes
Thamires Cunha
Orientador2:
Vanessa Alessandra Silva Braga
Palavras-chave: Gestão de Estoque – Operações Logísticas
1 APRESENTAÇÃO
O principal objetivo de uma empresa é maximizar a riqueza sobre o investimento do capital, normalmente utilizado nas melhorias de infraestrutura, na compra de equipamentos, na criação de um sistema de vendas, na reserva de caixa e na gestão do estoque. Este último investimento, foco deste trabalho, é fundamental para otimizar o processo da empresa, uma vez que a gestão do estoque permite aumentar a eficiência de planejamento e controle de materiais, além de possibilitar que se minimize as necessidades de capital “parado” na empresa.
Desde os primórdios da civilização sempre houve, por parte do homem, o deslocamento de recursos. A princípio, este deslocamento era destinado a atender as demandas familiares e com o passar dos tempos, com a constante ocorrências de guerras, passou a representar organização e planejamento para a movimentação das tropas, compra e manutenção de armamentos, criação de uma estrutura e a produção e guarda dos alimentos necessários para alimentar as tropas. Com surgimento da Revolução Industrial, esse tipo de gerenciamento tomou uma forma mais ampla, com mais atribuições e responsabilidades sobre a Administração de Materiais. Esta nova forma de gestão dos materiais, ficou conhecida como Logística.
A Logística se desenvolveu como ciência para atender novas exigências das empresas, de forma a identificar oportunidades, promover a redução de custos e de prazos de entrega, o que fez com que a mesma deixasse de ser associada às atividades militares e passasse a ser adotada pelas organizações. Com a globalização e o desenvolvimento