Trabalho O Pr ncipe Maquiavel
Significa dizer que Maquiavel estuda a sociedade pela na análise da verdade dos fatos humanos sem perder-se em especulações ou divagações. Na teoria realista de Maquiavel, os conflitos bélicos entre os Estados é algo inevitável, as relações geram conflitos e estes conflitos terminam em disputas bélicas. Logo, seu ponto de chegada.
Era a realidade concreta, donde vem a ênfase a verdade das coisas.
2. Para Maquiavel a política é uma atividade que se exerce entre os homens, uma atividade mundana. Ao fazer tal afirmação, que concepção política Maquiavel pretende refutar?
Para Maquiavel a política é mundana, porque ela aparece como única possibilidade de enfrentar o conflito, ainda que qualquer forma de domesticação seja precária e transitória. Diz ainda que a política não pode ser pensada a partir da ética nem da religião. Para ele a política e a atividade constitutiva da existência coletiva e tem prioridade sobre todas as demais esferas. Portando é a esfera do poder por excelência
3. Maquiavel afirma que para conhecer o que é poder é preciso suportar a ideia da incerteza, da contingência. Por quê?
Segundo Maquiavel, ao adentrarmos no domínio da ação política, somos vulneráveis aos efeitos daquilo que nós mesmos produzimos. Para Maquiavel o poder é algo a ser conquistado, daí as circunstâncias que o condicionam são mutáveis e que o homem político deve se quiser continuar a exercer o poder, demonstrar sensibilidade às alterações trazidas pelo tempo.
4. Como Maquiavel define política? Quais suas principais características?
Maquiavel define a política pelo princípio da racionalidade (os fins justificam os meios). Para se manter no poder o príncipe tem que aprender a ser mau e que se valha ou deixe de valer-se disso, segundo a necessidade.
As principais características são: defende o Estado absoluto e valoriza a política secular desatrelada da religião. Substitui a participação clássica de Estado de