Trabalho I MC
1-Introdução:
Viu-se que é necessário a volta de parte do ensino tradicionalista, pois os atuais alunos de ensino superior têm apresentado problemas de compreensão, criatividade e formulação de textos. Com isso, o ensino de Metodologia Científica sanaria esse problema, com a aprendizagem e criação de textos e artigos científicos, melhorando assim as pesquisas futuras dos alunos e boa utilização das regras científicas, tornando um texto melhor e mais eficiente.
2-Método e Ciência
Desde a antiguidade, a “ciência” (entre aspas, por que a ciência mesmo veio surgir somente em meados do séc. XIX) da época baseava-se na mítica e na fé, ou seja, tudo o que acontecia no mundo, era explicada como obra divina ou mística. Com o tempo, percebeu-se que era necessário algo mais concreto com explicação para os fenômenos da natureza (principalmente), foi aí que nasceu a ciência (ou a razão, pela visão filosófica), onde agora para se constatar um fato, era necessário que este tivesse lógica. Tudo passou a ter a necessidade de ter a comprovação lógico de que aquilo era verdade e fazia sentido. Mas mesmo assim, até hoje, existe a fé, mais usada pelas pessoas mais humildes e tradicionalistas, havendo assim a “rixa”, ou equilíbrio, razão x fé.
3-Iniciação científica: dificuldades de implementação da pesquisa nas universidades
É caótica a situação dos jovens de hoje em dia (me incluo), onde 1% dos alunos do Ensino Médio tem pleno domínio da língua portuguesa (Saeb). Número alarmante, onde é necessário a implantação de estudos que deviam ser ensinados no ensino médio, no ensino superior. Em um mundo onde a informação ficou muito mais fácil, quase ninguém tem interesse por ela onde deveria ser entregue dentro de
4-Metodologia
Foi feita uma pesquisa de campo com 60 alunos, prezando pelo método indutivo, em uma