Trabalho F Sica 1
Onde em meados dos anos 70 o governo Brasileiro decidiu projetar um satélite para ficar situado em órbita da Terra e este projeto foi nomeado de Missão Espacial Completa Brasileira, ou pela sigla MECB.
O Centro Técnico Aéreo Espacial (CTA) foi quem se encarregou de levar este projeto adiante, juntamente com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) que foi desenvolvido a fim de coletar informações sobre o meio ambiente no território nacional de forma rápida e segura.
Depois de colocado em órbita o satélite necessitou de manutenção, pois, em caso de falha em qualquer operação, poderia levar à perda do mesmo. Este gerenciamento da manutenção é feito a partir da troca de dados entre a base terrestre e o satélite, por meio de redes de telecomunicações.
Esta troca de dados precisa ter um altíssimo grau de segurança, pois além de podermos ser espionados por outras nações, podemos ainda perder o satélite.
E com uma pesquisa aprofundada, descobrimos que no ano de 1993, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), queria tornar o sistema de votação, mais seguro e informatizado. O primeiro problema foi como tornar este sistema confiável e livre de fraudes e foi aí que o TSE destinou esta tarefa aos engenheiros do INPE e CTA que só tiveram que implantar o sistema de troca de dados com satélites, em máquinas que coletavam os votos de cada brasileiro, foi ai que surgiram as urnas eletrônicas.
Desta forma concluímos que os estudos e a implantação de satélites pelo governo Brasileiro foi muito importante para a nossa nação.