Trabalho e vida de sócrates
Surgimento da filosofia
Slide 2 - O pensamento de Sócrates inaugura a filosofia clássica, rompendo com o pensamento que encontramos nos filósofos pré-socráticos, que eram exclusivamente centrados na formulação de doutrinas sobre a realidade natural das coisas. Ambos compartilhando visões diferentes e opostas, fundamentada na problemática ético – política na questão do homem enquanto cidadão, passando pela organização política no sistema chamado democracia. Slide 3 - Na Grécia nos séculos VI-IV a.C. a filosofia começa a se definir como gênero cultural autônomo, com estilo próprio e objetivos e princípios específicos. O surgimento da filosofia corresponde ao começo da estabilização da sociedade grega, com o desenvolvimento da atividade comercial, com a consolidação das várias cidades-Estado e com a organização da sociedade ateniense. Há um progressivo enriquecimento proveniente do comércio e da expansão marítima, dando origem a uma classe mercantil politicamente influente. Com isso, é necessária a criação de uma base institucional sólida para essa sociedade, surgindo, portanto a filosofia. A este conhecimento corresponde à busca de bases para discussões, como por exemplo: “O que é verdade?”, “Quais os princípios da razão?”, “Com base em que critérios pode-se justificar aquilo que se diz?”, etc , neste sentido, podendo entender o contexto histórico e político do surgimento da filosofia.
Slide 4 - A filosofia surgiu da transição das narrativas míticas e religiosas, para um discurso em que tudo que se afirma deve ser submetido à discussão, à argumentação, à justificação, preocupando-se assim com os critérios de verdade e de justificabilidade.
Essas mudanças não ocorrem de um momento para outro, representam uma fase progressiva de transição em que certamente muitos elementos da tradição anterior permanecem no discurso filosófico, na literatura e até mesmo em formulações científicas.
Slide 5- Os sofistas
Os