trabalho unopar
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Cascata, Linear ou Clássico 5
2.2 Modelo de processo em Cascata. 7
2.3 Modelo de Processo de Software Evolucionário 8
3 Conclusão 9
Referências Bibliográficas 10 1 INTRODUÇÃO A engenharia de software surgiu para corrigir problemas com relação ao desenvolvimento de projetos de software, a partir desse surgimento modelos de processos e guia de desenvolvimentos foram criados para otimização do processo de desenvolvimento do software. O artigo mostrará alguns modelos de processos e um guia chamando de SWEBOK, que foi criado por membros da comunidade cientifica devido ao vasto material que envolve a área.
2 DESENVOLVIMENTO
O software de computadores é hoje uma tecnologia importante no âmbito mundial, tendo um crescimento rápido desde a década de 1950, com esse ríspido crescimento começou a ocorrer problemas relacionados a correções, adaptações, aperfeiçoamento é ainda o processo de manutenção que consome mais recurso e mais pessoas que na criação de novos software. Com todos esses problemas novos conceitos começaram ser criados com o da Engenharia de Software.
A Engenharia de software segundo Fritz Bauer “é a criação e a utilização de sólidos princípios de engenharia a fim de obter softwares econômicos que sejam confiáveis e que trabalhem eficientemente em maquinas reais”. Já IEEE desenvolveu uma definição mais abrangente que é “(1) aplicação de uma abordagem sistemática, disciplinada e quantificável, para desenvolvimento, operação e manutenção do software, isto é a aplicação da engenharia ao software. (2) Os estudos de abordagens como as de (1)”. (PRESSMAN, 2006). Todas essas definições estão inseridas no livro de Pressman que ressalva que a engenharia de software é uma tecnologia em camadas (Ferramentas, Métodos, Processo, Foco na qualidade) e a organização devem se apoiar num compromisso de qualidade.
2.1 CASCATA, LINEAR OU CLÁSSICO
O modelo cascata