TRABALHO UNOPAR INDIVIDUAL
1 INTRODUÇÃO
.......................................................................................................4.
2 CARACTERISTICAS DAS POLITÍCAS SOCIAIS BRASILEIRA NO PERÍODO DE 1960 A 1980. 5.
3 POSTURAS DO SERVIÇO SOCIAL FRENTE AS POLITICAS NAQUELE MOMENTO. 9.
4 COMPORTAMENTO DO GRUPO NAQUELE MOMENTO..................................9.
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 12.
6 REFERÊNCIAS....................................................................................................13.
1 INTRODUÇÃO
Do ponto de vista conceitual, a política social pode ser compreendida como dimensões que envolvem medidas de proteção social, destinadas a reduzir e mitigar riscos e vulnerabilidades a que qualquer indivíduo está exposto numa sociedade de mercado, tal como o de não poder prover o sustento próprio e o da família por meio do trabalho, seja por velhice, morte, doença ou desemprego. Assim, as políticas de proteção social compreendem aquelas referentes às áreas de previdência social, saúde e assistência social.
De acordo com os dados pesquisados iremos apresentar nas próximas seções, ainda que de forma sumária e preliminar, uma observação da dinâmica do país no período de 1960 à 1980, onde o texto avança com interpretações da trajetória das políticas sociais nas suas diversas áreas específicas, começamos falando sobre as políticas voltadas à proteção social – previdência social, saúde e assistência social, educação, trabalho e desenvolvimento agrário e outras, tendo como foco no comportamento e postura do serviço social no período citado.
2 CARACTERíSTICAS DAS POLITÍCAS SOCIAIS BRASILEIRA NO PERÍODO DE 1960 A 1980.
O Brasil é ainda hoje um país imensamente desigual, isso não nos impede, contudo, de reconhecer as melhorias significativas da estrutura social nas últimas décadas. Em 1964 não havia sequer fontes de dados que permitissem a medição das desigualdades