Trabalho universitario - historia do paisagismo
A HISTORIA DO PAISAGISMO
Arquitetura e Urbanismo – 6º semestre
Trabalho de Paisagismo II
Professor: Fabio Bei
Aluno: Bruno Gestermayer
29 de Agosto de 2012
Guarulhos
Introdução
Através da história pode-se observar que, o ser humano passou a ter a necessidade de modificar o ambiente para sua sobrevivência e multiplicação, para o desenvolvimento da comunidade. Realizando assim a descoberta e aplicação de materiais de auto-criação e também modificando a natureza ao seu redor.
Por varias civilizações antigas e promissoras, o jardim e o paisagismo estão presentes começando desde a forma mais simples como apenas uma necessidade de alimento local, passando por modificações e objetivos mais abrangentes a medida que as civilizações foram crescendo.
Civilizações
Mesopotâmia
Situada entre os rios Tigre e Eufrates, a história das civilizações relata que os assírios foram os mestres das técnicas de irrigação e drenagem, criando vários pomares e hortas formados pelos canais que se cruzavam. Mas este trabalho foi abandonado em razão da invasão árabe. Sendo assim, a forma e a distribuição do jardim se identificavam com a prática da agricultura, onde a horta rodeada por um muro, podia ser o protótipo.
Os textos mais antigos sobre jardins datam do terceiro milênio a.C., escritos pelos babilônicos, descrevendo os "jardins sagrados", onde os bosques sagrados eram plantados sobre os ziggurats. É na própria Babilônia que se encontra a obra mais marcante da jardinagem nesta época, sendo considerada pela humanidade como uma de suas maravilhas: os Jardins Suspensos da Babilônia que se caracterizavam pela supremacia dos elementos arquitetônicos sobre os naturais.
As espécies utilizadas eram a tamareira (com a finalidade de fornecer um microclima favorável a outras espécies), o jasmim, as rosas, as malva-rosas, as tulipas e também álamos e pinos que não suportariam viver num clima tão árido e quente,mas só foi possível