trabalho topicos
Soluções Semi - Empíricas
De acordo com a NBR 6122/96, são considerados métodos semi-empíricos aqueles em que as propriedades dos materiais, estimadas com base em correlações, são usadas em teorias adaptada da mecânica dos solos. Utilizam-se as correlações baseadas em ensaios de campo tipo SPT (Standard Penetration Test) e CPT (Cone Penetretion test), a partir destas correlações determina-se a tensão admissível do solo.
Alonso
O método semi-empírico de correlação entre o ensaio obtido do SPT pode fornecer resultados para um pré-dimensionamento. Equação abaixo, Alonso (1983).
σs = SPT (médio) (MPa) 50
A fórmula acima vale para valores de SPT ≤ 20.
Onde: σs: Tensão admissível do solo em MPa;
SPT (médio): valor médio do número de golpes no bulbo de tensões medidos no ensaio de SPT, em golpes 30/cm.
Fundações Profundas
Quando o solo é compatível com a carga da edificação e se encontra a mais de 3m de profundidade utilizamos as fundações profundas podendo ser por estacas, tubulões ou caixões.
Devido ao seu grau de complexidade, do alto número de ensaios e investigações no solo as fundações profundas tornam-se uma opção mais cara, muitas das vezes passa a ser a mais cara das soluções, porém é ideal para suportar grandes cargas sendo bastante utilizadas.
Soluções Semi - Empíricas
De acordo com a NBR 6122/96, os métodos semi-empíricos são aqueles em que as propriedades dos materiais, estimados com base em correlações, são utilizados em teorias adaptadas da Mecânica dos Solos. Podemos citar como exemplo as soluções propostas por Aoki-Velloso (1975) e Decourt e Quaresma (1978).
Método Estático de Aoki-Vellloso
O método de Aoki-Velloso foi elaborado em 1975 e foi concebido por meio de correlações entre ensaios de penetração dinâmica e estática, sendo o primeiro feito por amostrador padrão e SPT e o segundo por meio de cone e CPT.
Tomando-se partida dos solos brasileiros,