Trabalho Sustentabilidade
Estudo de aplicação de projetos socioambientais
Instituição:
Igreja Evangélica Cristã Presbiteriana – IECP, sede Itaquera.
Nome: Leticia Esterque RA: 201003280
Sumário:
1-Resumo:
Neste trabalho será descrito o processo na implantação de projetos que possibilitem de alguma forma auxiliar a sustentabilidade numa instituição religiosa na qual se reúnem, diariamente, um público aproximado de 400 pessoas. Este grupo consome recursos similares aos de uma residência (energia elétrica, agua, produtos químicos, descartáveis etc.) e geração de resíduos. A aplicação de metodologia com soluções simples e já difundidas, tais como: redução de desperdício de água, coleta seletiva, diminuição de uso de copos plásticos e uso de energia solar, serão analisadas e propostas que contribuirão, também, naredução de despesasda instituição. As melhoriaspropostas através de um planejamento específico às necessidades de consumo podemgarantir ótimos resultados, proporcionando um local que zela pela sustentabilidade e que possa ser bem visto aos olhos de todos.
2-Introdução:
Para começar quero expor o termo sustentabilidade que em primeiro lugar, trata-se de um conceito sistêmico, ele correlaciona e integra de forma organizada os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade, como essas vertentes pode se manter em equilíbrio ao longo do tempo, ou seja, é uma característica que assume toda pessoa ou instituição que se importa com a continuidade da vida no planeta.
Quem primeiro usou o termo foi à norueguesa GroBrundtland, ex-primeira ministra de seu país. Em 1987, como presidente de uma comissão da Organização das Nações Unidas, publicou um livreto chamado Our Common Future, que relacionava meio ambiente com progresso. Nele, escreveu-se pela primeira vez o conceito: "Desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade