Trabalho sociologia karoline lustosa
Mobilidade é o grande desafio das cidades contemporâneas, em todas as partes do mundo. A opção pelo automóvel - que parecia ser a resposta eficiente do século 20 à necessidade de circulação - levou à paralisia do trânsito, com desperdício de tempo e combustível, além dos problemas ambientais de poluição atmosférica e de ocupação do espaço público.
Melhorar as calçadas
Geralmente as calçadas estão defeituosas, com obstáculos para o transporde de pedestres pois o foco está em diminuir as calçadas para almentar as vias. Uma boa proposta para a mobilidade é calçadas com espaço mais amplo para passagem de pedestres, iluminação adequada, adptação para pessoas com deficiência, como piso tátil.
Ampliar as ciclovias
A utilização de bicicletas é uma das saídas mais comuns adotadas por cidades ao redor do mundo para solucionar questões de mobilidade e potencializar a utilização dos espaços públicos. Esse meio de transporte, além de ser benéfico para a saúde, traz outras vantagens, entre elas, a redução da emissão de gases tóxicos na atmosfera e a possibilidade de utilização de recursos simples e de baixo custo para implantação do sistema cicloviário, podendo até retirar estacionamento e por obstáculos fisícos para implantação de ciclovias bem cinalisadas .
Desenvolver hidrovias para aproveitar os rios como meio de transporte
Hidrovia é uma rota pré-determinada para o tráfego aquático. Desde tempos muito antigos, o homem utiliza a água como estrada. Nos dias atuais, mares, lagos e rios são constantemente cortados por embarcações do mais diferentes tipos, desde os imponentes navios até as humildes barcaças. Cada um desses veículos foi planejado e construído de forma a preencher certos requisitos que lhe deem o máximo de eficiência na tarefa que lhe cabe. As hidrovias são vitais para o transporte de grandes volumes de cargas a grandes distâncias, e constituem importante ferramenta para o comércio interno e externo, pois propiciam a