Trabalho social
O Conhecimento do Mundo (19)
O homem procura conhecer o mundo que o rodeia, desenvolvendo sistemas que lhe permitam conhecer a natureza das coisas e o comportamento do homem. Formas de conhecimento variadas não satisfazem aos espíritos mais críticos: a observação casual pode levar a equívocos, as religiões fornecem informações contraditórias, a poesia é subjetiva, as autoridades podem ser frágeis, e o conhecimento filosófico pode levar a conhecimentos sem possibilidade adequada de verificação.
A partir da necessidade de obtenção de conhecimentos mais seguros que os fornecidos por outros meios, desenvolveu-se a ciência que constitui um dos mais importantes componentes intelectuais do mundo contemporâneo.
A Natureza da Ciência (20)
A ciência pode ser caracterizada por uma forma de conhecimento objetivo, racional, sistemático, geral, verificável e falível. Há situações, entretanto, em que torna possível determinar com toda clareza se determinado conhecimento pertence à ciência ou à filosofia, o que ocorre sobretudo no domínio das ciências humanas.
Peculiaridades das Ciências Sociais (22)
Há autores que não consideram-nas como verdadeiras ciências, afirmando que:
Os fenômenos humanos não ocorrem do mesmo modo que os naturais, tornando impossível sua previsibilidade.
As ciências humanas lidam com entidades que não são passíveis de quantificação.
Os pesquisadores sociais são humanos, prejudicando o resultado das pesquisas.
A ciência, valendo-se de métodos experimentais, exige o controle das variáveis que podem interferir no fenômeno estudado, enquanto que os fenômenos sociais envolvem muitos fatores que não permitem uma pesquisa rigidamente experimental.
Com o apoio de pesquisadores e estudiosos da Filosofia da Ciência, pode-se proceder a defesa do caráter científico das ciências sociais:
O determinismo absoluto das ciências naturais é hoje bastante questionado, sendo as ciências sociais apenas mais