Trabalho sociaalismo
801 palavras
4 páginas
Sistema de Ensino Presencial ConectadoCurso de Graduação em Serviço Social orlene DOS ANJOS LIMA
CRIANÇAS ABANDONADAS NO BRASIL: UM PROBLEMA SOCIAL OU POLÍTICO?
o abadono de crianças no brasil
Conceição do Araguaia-PA
2012
ORLENE DOS ANOS LIMA
|
CRIANÇAS ABANDONADAS NO BRASIL: UM PROBLEMA SOCIAL OU POLÍTICO?
Trabalho de assistente social apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Psicologia social, Filosofia, Fundamentos Históricos, Teóricos e metodológicos do serviço social II.
Orientador: Prof. |
LISNÉA RAMPAZZO
SERGIO DE GOES BARBOSA
ADARLY ROSANA
MARCIA BASTOS
Conceição do Araguaia-PA
2012
* INTRODUÇÃO Recentemente nota se que o abandono de crianças no Brasil é muito grande. Mas existe desde o século XVIII, pois muitas mães e famílias não tinham condições de criar seus filhos e acabavam abandonando nas ruas. E um dos principais fatores é a miséria. No entanto existia outros fatores que levavam as mães abandonar as crianças, na qual engravidam ainda solteira e na época a sociedade não aceitava que as mulheres solteiras tivessem e criassem seus filhos, pois era uma sociedade na qual prevalecias os valores éticos e morais. Atualmente no Brasil a a nossa sociedade ainda sofre com o abandono de crianças por causa da miséria e algumas heranças desse passado.
* DESENVOLVIMENTO
Recentemente, nossa sociedade brasileira ainda sofre hierarquias desse passado: milhares de mães solteiras geralmente continuam sofrendo discriminação e abandonando seus filhos, tanto por esse processo discriminatório quanto pela miséria e falta de condições econômicas para criá-los, pois o desemprego é muito grande no Brasil. Com o advento das indústrias no início do século XX, milhares de famílias brasileiras acabaram emigrando do campo (meio rural) para as zonas urbanas – o chamado êxodo rural –, em busca de trabalho nas indústrias, com a intenção