Trabalho sobre a espanha
a - Como o rei absolutista se relaciona com a igreja. (indique a página)
O estado tomou a si o controle dos benefícios eclesiásticos, separando o aparelho local da igreja da alçada do papado. As cortes foram progressivamente domesticadas pela omissão efetiva da nobreza e do clero de suas reuniões, depois de 1.480; uma vez que o principal propósito para convoca-los era o aumento dos impostos para financiar os gastos militares (pág. 64).
b - Como o rei absolutista se relaciona com a burguesia. (indique a página)
Nas cidades foi imposto à nascente indústria urbana um sistema constritivo de corporações e de perseguição religiosa dos conversos conduziu ao êxodo de capitais dos judeus. Todas essas medidas foram implementadas com grande energia e resolução em Castela (pág. 64).
c - Como o autor descreve a entrada dos Habsburgos na história da Espanha.
Acontece à ascensão de Carlos V, esse soberano Habsburgo forma uma nova corte formada basicamente por exilados, sobre o domínio de flamengos, borgonheses e italianos. As extorsões financeiras do novo regime logo suscitaram uma onda de intensa xenofobia popular em Castela. Assim, a partida do próprio monarca para o norte da Europa seria o sinal para uma ampla rebelião urbana contra o que era visto como o saque estrangeiro dos recursos e das posições de Castela.
d - Qual foi o papel de Carlos V?
O acontecimento mais espetacular do reinado de Carlos V foi, evidentemente, sua vasta ampliação da órbita internacional Habsburgo. Esta súbita expansão territorial reforçaria, inevitavelmente, a tendência inicial do jovem Estado absolutista espanhol à delegação de poderes, através de conselhos e vice-reis separados para diferentes possessões das dinastias. Ao mesmo tempo Carlos V inaugurava a fatídica sequência de guerras europeias que viria ser o preço do poder espanhol no continente, Carlos obteve triunfo esmagador, foi neste tempo que a Itália caiu definitivamente sobe a ascendência