Trabalho sobre Sólidos
Aluno: David Pereira de Alcantara
Professor: Marcelo Santiago
Assunto: Sólidos
1. Polimorfismo
Dá-se o nome de polimorfismo à propriedade que os materiais sólidos têm de poderem existir sobre mais de uma forma cristalina. Essa característica pode ser encontrado em qualquer material cristalino incluindo polímeros e metais. Uma aplicação do polimorfismo pode ser encontrada na fabricação de remédios. Quando na forma cristalina, podem ser encontradas muitas mudanças na forma de organização das entidades químicas. Essas mudanças refletem nas propriedades físicoquímicas como, por exemplo, a dureza ou friabilidade. Dessa forma, a polimorfia na fabricação de medicamentos pode ser danosa, bem como, positiva já que há uma melhoria na qualidade dos remédios. Figura 1: Cristais de Insulina
2. Alotropia
Na química, a palavra alotropia pode significar “maneira diferente”. É utilizada para designar a capacidade que um elemento químico tem de formar duas ou mais substâncias simples.
São exemplos de alótropos o carbono, o oxigênio, o fósforo e o enxofre.
O carbono possui dois alótropos: o diamante e o grafite.
Figura 2: Alótropos do Carbono
O grafite é um sólido macio e cinzento, com fraco brilho metálico, conduz bem a eletricidade e calor e tem densidade 2,25g/mL. O diamante é sólido duro (o mais duro de todos), tem brilho adamantino, não conduz eletricidade nem calor e tem densidade 3,51g/mL. Mas as duas têm em comum a mesma composição química expressa pela fórmula Cn, sendo n um número muito grande e indeterminado.
A principal diferença está no arranjo cristalino dos átomos de carbono. No grafite formam-se hexágonos. Cada átomo de carbono é ligado a apenas três outros átomos de carbono, em lâminas planas, fracamente atraídas umas pelas outras. No diamante, cada átomo de carbono está ligado a quatro outros átomos também de carbono.
O oxigênio tem dois alótropos, formando duas substâncias simples: o gás oxigênio (O2) e o gás ozônio (O3). O fósforo tem