trabalho sobre sustentabilidade
O EcoPiso baseia-se no conceito de energia regenerativa, onde podemos transformar a energia desperdiçada do nosso movimento em eletricidade para uso próprio. Em lugares de grande movimentação de pessoas muita energia é desperdiçada, aproveitar esses pequenos impulsos de energia é um grande passo para descentralizar a demanda de energia elétrica.
O EcoPiso possui módulos com o tamanho de 50cm X 50cm X 8cm (altura), que geram energia quando são pressionados. Qualquer tipo de movimento em cima do piso gera energia, desde uma pequena criança até um carro. Um único módulo gera cerca de 10Watts-hora.
Cada EcoPiso possui apenas 4 luzes em sua superfície, que acendem sempre que ocorre uma interação, uma forma de demonstrar o funcionamento do piso. O consumo dessas luzes(LEDs) são baixos, tornando a eficiência energética do piso alta.
A energia gerada pode ser utilizada instantaneamente, por exemplo, se tornar a fonte de energia para movimentar uma cancela de estacionamento de shopping centers e também pode ser armazenada em uma bateria para o chuveiro sustentável
Ao perceber que não apenas água, mas também energia ia embora pelo ralo junto com a água quente do chuveiro, o tecnólogo José Geraldo de Magalhães deu o primeiro passo para uma invenção que possibilita a redução de até 44% no gasto de energia elétrica residencial. Segundo informou a agência Fapesp, o chamado recuperador de calor para chuveiros elétricos, que ficou pronto sete anos depois da idéia inicial, utiliza a própria água do chuveiro para esquentar aquela que irá chegar depois. A idéia é simples: ao invés de ir direto dos encanamentos