Trabalho Sobre Rodovias
Sempre foi de grande importância para a sociedade realizar deslocamentos entre regiões diferentes como forma de integração social, econômica, cultural ou política. Um dos meios pelo qual são realizados esses deslocamentos é pelo intermédio de estradas, que são responsáveis por uma grande parcela dos mesmos, o pavimento é uma forma de aprimorar essas estradas garantindo segurança, conforto, eficiência e economia aos seus usuários. Uma estrada pavimentada de forma correta apresenta a superfície regular e mais aderente aos pneus utilizados nos meios de transporte, proporcionando, assim, menores riscos quanto à perda de controle do veículo e garantindo a resposta a qualquer necessidade de frenagens ou desvios repentinos.
Da mesma forma, uma viagem mais suave e confortável permite uma velocidade maior de tráfego reduzindo o tempo necessário para o deslocamento e evitando a acumulação de veículos na via. Reduzindo o tempo de viagem e a densidade de veículos, um maior número de deslocamentos poderá ser realizado em menores períodos de tempo, acelerando na circulação de bens e pessoas.
Pavimentação
Pavimentação e uma estrutura de múltiplas camadas construída sobre a terraplanagem destinada, onde e atribuído uma grande técnica sujeita a resistir grandes esforços executados sobre o tráfego, e a melhorar as condições de rolamento.
Pavimentação pode ser classificada em três tipos RIGIDOS, SEMI-RIGIDOS E FLEXIVEIS.
RIGIDOS
Estas bases são caracterizadas, genericamente, pela participação de cimento em sua composição e oferecem uma resistência considerável para aplicação do revestimento.
A base de concreto de cimento consiste em uma dosagem de agregados, areia, cimento e água que atendem ao dimensionamento exigido, podendo ou não ter armadura metálica em sua estrutura. Esta é utilizada tanto como base quanto como revestimento.
O macadame de cimento é constituído por agregados graúdos unidos por uma mistura à base de cimento onde os