Trabalho sobre Hidráulica e Pneumática
Atualmente, a hidráulica e a pneumática ocupam um espaço de extrema importância na área automotiva, sendo ambas encarregadas por grandes avanços ocorridos nos componentes utilizados nos veículos, aprimorando a segurança, o conforto e a praticidade oferecidos nos automóveis modernos, assim como os equipamentos utilizados na área, que cada vez mais, fornecem mais praticidade para realizar reparos em veículos. Hidráulica é uma palavra que vem do grego e é a união de hydra = água, e aulos = condução/aula/tubo é, portanto, uma parte da física que se dedica a estudar o comportamento dos líquidos em movimento e em repouso. É responsável pelo conhecimento das leis que regem o transporte, a conversão de energia, a regulagem e o controle do fluido agindo sobre suas variáveis (pressão, vazão, temperatura, viscosidade, etc). Os sistemas hidráulicos têm por principais características, a grande transmissão de força e o funcionamento realizado em pressões elevadas. Pneumática (derivado do termo grego: (pneumatikos que significa "fôlego", "sopro")) é um ramo da ciência e da tecnologia, que faz uso de gás ou ar pressurizado. Como dito acima, pode ser utilizado em diversas áreas. Na área automotiva podemos encontrá-la nos sistemas de freio para veículos de grande porte (caminhões), nos sistemas de suspensão e até nos turbocompressores. Os sistemas pneumáticos têm por principal característica, o funcionamento realizado em baixa e média pressão, porém com uma velocidade superior daquela empregada em sistemas hidráulicos.
Hidráulica
1.0 Princípios físico-hidráulicos:Apresentaremos a seguir, alguns princípios físicos envolvendo o assunto da hidráulica.
1.1 Força: se define por força qualquer influência que pode alterar o estado de repouso ou de movimento de um corpo, podendo causar qualquer modificação no estado de um corpo ou sua deformação. As unidades de medida de força comumente utilizadas são o