TRabalho Sobre Fianciamento de Caminhoes
USADOS
Crédito Direto ao Consumidor (CDC):
É conhecido por ser o financiamento menos burocrático, atendendo a pessoas físicas e jurídicas. Nesse caso, o caminhoneiro abraça a dívida com o banco e/ou financiadora e o caminhão fica em seu nome, porém, o caminhão é dado como garantia na dívida.
O CDC é necessário dar uma entrada (30% para caminhões 0km) e o prazo máximo de financiamento é de 60 meses. Para financiar um caminhão usado pelo Crédito Direto ao Consumidor é necessário ter acesso a bancos, financeiras e agências especializadas nesse tipo de serviço. As taxas de juros variam de acordo com a instituição financeira, o valor do empréstimo e o prazo. Além dos juros, é cobrado Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
BNDES Procaminhoneiro: (Só é valido para quem já tem um veículo de carga e deseja "trocar", não serve para quem quer entrar no ramo como autônomo, apenas para quem já é autônomo)
É uma opção para o profissional autônomo e para a microempresa que fatura até 2,4 milhões por ano. Com o BNDES Procaminhoneiro é possível financiar até 100% do valor do caminhão, ou seja, não é necessário dar entrada.
As taxas de juros do BNDES Procaminhoneiro são de 6,0% a.a. e o prazo de financiamento é de até 10 anos, carência de 3 a 6 meses, sendo que os juros são pagos a cada 3 meses durante a carência.
Taxa de juros = Custo financeiro + Remuneração do BNDES + Taxa de Intermediação Financeira + Remuneração da Instituição Financeira Credenciada
-Custo financeiro: 70% TJLP +30%TJ-462O valor da TJ-462 é igual à TJLP + 1,0% a.a.
TJPL: Taxa de Juros em Longo Prazo (5%).
-Remuneração do BNDES: 1% a.a.
-Taxa de intermediação financeira: 0,1% a.a.
-Remuneração da Instituição Credenciada: até 6% a.a.
Os prazos de carência e de amortização serão definidos em função da capacidade de pagamento do cliente e do grupo econômico ao qual pertença ou do arrendatário.
BNDES Finame Procaminhoneiro:
Essa é uma opção de financiamento para pessoas