Trabalho sobre Cliente Servidor
Maria Joaquina de Jesus
PESQUISA ABORDANDO AO MODELO CLIENTE-SERVIDOR
Porto de Galinhas CE
2015
Maria Joaquina de Jesus
PESQUISA ABORDANDO AO MODELO CLIENTE-SERVIDOR
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Sistemas Distribuídos do curso de Sistemas de Informação, das Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia, como requisito avaliativo, sob a orientação do(a) professor(a): William de Paula.
Porto de galinhas, CE
2015
RESUMO
Uma pesquisa abordando o modelo cliente servidor com sua descrição, características (cliente-servidor), vantagens e desvantagens, sua criação e seus meios de uso.
Palavras-Chaves: Cliente-Servidor, descrição, características, vantagens, desvantagens e criação.
1 INTRODUÇÃO
Pesquisa realizada sobre o assunto de Modelo Cliente-Servidor, com o intuito de compreender e estudar suas funções e características.
2- DESCRIÇÃO
A característica do modelo cliente servidor, descreve a relação de programa numa aplicação. O componente do servidor fornece uma função a um ou mais clientes, que iniciam os pedidos de serviço.
Cada instância de software do cliente pode enviar requisições a vários servidores. Por sua vez, os servidores podem aceitar esses pedidos, processá-los e retornar as informações solicitadas para o cliente. Embora este conceito possa ser aplicado por uma variedade de razões e para diversos tipos de aplicações, a arquitetura permanece fundamentalmente a mesma.
O modelo cliente-servidor foi desenvolvido na Xerox PARC durante os anos 70. Este modelo é atualmente o predominante nas redes informáticas. Email, a World Wide Web e redes de impressão são exemplos comuns deste modelo.
2.1 TIPOS OU MODELOS DE CLIENT/SERVIDOR
Após vários modelos estudados de cliente-servidor caracterizou-se chamar tecnicamente de arquitetura multicamada, inspirado nas camadas no Modelo OSI, o processo de dividir a arquitetura de