trabalho sobre Caprinos
PROFESSORA MARISA
AGRONOMIA
ANDRÉ CORREIA PANZIERA
DOUGLAS MARTINS CECCONELLO
CARLOS EDUARDO BENETTI TAVARES
MARZIAN GONÇALVES
MELHORAMENTO DE CAPRINOS
BANDEIRANTES
2012
ANDRÉ CORREIA PANZIERA
CARLOS EDUARDO TAVARES BENETTI
DOUGLAS MARTINS CECCONELLO
MELHORAMENTO DE CAPRINOS
Trabalho apresentado à disciplina de ANATOMIA E MELHORAMENTO ANIMAL, do curso de Agronomia da Universidade estadual do norte do Paraná de Bandeirantes, como requisito de avaliação parcial no segundo semestre.
BANDEIRANTES
2012
SUMARIO
INTRODUÇÃO
A demanda por carne e leite caprino com qualidade tem crescido não somente no Brasil como no mundo. Acompanhando essa demanda, crescem também as cobranças por melhores produtos o que depende dos criadores apresentar uma mudança no modo de produzir. Diante dessa situação, criadores de caprinos, em especial no Nordeste necessitam melhorar a genética de seus rebanhos para suprir o consumo de animais de qualidade, incluindo a necessidade da manutenção de reprodutores e matrizes com potencial genético capazes de produzirem animais que atendam as exigências desse mercado consumidor. Portanto, o melhoramento genético é fundamental neste processo, por ser um modo de manter e produzir animais superiores, visando a seleção de indivíduos com maior ganho de peso, conversão alimentar, rendimento de carcaça, produção de leite e melhor precocidade sexual.
A eficiente multiplicação desses animais superiores, devido a melhor qualidade destes, proporciona maior lucratividade na atividade. Porém, a multiplicação e disseminação desse material genético somente são possíveis com um adequado programa de melhoramento genético, substituindo assim animais de baixa produtividade por animais que tenham raças proprias para a atividade que deseja desempenhar (corte ou produção de leite).
CAPRINOS NO BRASIL