trabalho sobre acoplamentos
Definição
São elementos de máquinas destinados a unir dois eixos, transmitindo torque e rotação, conforme mostra a figura abaixo:
Figura 01 – Eixos da máquina e do motor unidos por acoplamentos
Funções
• Unir dois eixos, transmitindo torque e rotação;
• Compensar desalinhamentos;
• Absorver choques e vibrações;
• Atuar como fusível mecânico.
A figura abaixo mostra como os acoplamentos podem compensar os desalinhamentos que podem existir entre dois eixos.
Figura 02 – Tipos de desalinhamento
Classificação
O grupo dos acoplamentos comandáveis é aquele em que o motor elétrico ou de combustão interna parte em vazio. Ou seja, o motor ainda não está acoplado à máquina, na partida do equipamento. Isto acontece, por exemplo, quando se dá a partida em um automóvel. A embreagem é o acoplamento comandável pela força, a fim de que o motor seja acoplado de modo suave à caixa de marcha, a fim de que esta transmita torque e rotação às rodas. O motor de arranque também possui um acoplamento comandável, ou seja, ele só irá partir o motor do automóvel,uma vez que atingir rotação e torque suficientes para tal.
Os acoplamentos comandáveis são mais complexos, em função de sua forma de acionamento, mas apresentam a vantagem de economizar energia na partida do motor.
Já o grupo de acoplamentos não comandáveis é aquele que o motor elétrico ou de combustão interna parte junto com a máquina. Estes são mais simples e se aplicam em situações em que a partida do motor não represente um consumo excessivo de energia.
Devido a diversidade de acoplamentos elásticos e de fabricantes, eles serão relacionados abaixo em função de seus aspectos construtivos, e não pelos nomes específicos, que variam de fabricante para fabricante..
Acoplamentos rígidos
Não absorvem desalinhamentos, nem tampouco, os choques ou vibrações provenientes do funcionamento da máquina ou da partida do motor. Estes