Trabalho Sobre Abuso Sexual
Beatriz Gularte
Makellem Reis
Rovania de Paula
Tauaner Cardoso
Curso
Serviço Social
Resumo: Este estudo é sobre o abuso sexual infantil que ocorre diariamente em várias famílias. É um problema de saúde pública, devido à elevada incidência e aos sérios prejuízos que causa nas vitimas. Tem que tratar não só o abusado mas o abusador, para que o mesmo não volte a reincidir nos seus atos. É salientado métodos de identificação de ajuda as crianças que sofrem abuso.
Palavras-chave: abuso sexual infantil, violência intrafamiliar.
Abuso Sexual Infantil
Muito se fala em direitos, em proteção ao menor, mas ainda vivemos em um mundo que o abuso sexual infantil é um problema de saúde pública, devido à elevada incidência e aos sérios prejuízos que causa nas vitimas. Sempre tivemos o conceito de que quem abusa deve ser preso e condenado e esquecemos que essa mesma pessoa, geralmente sofreu nas mãos de outro familiar, vizinho ...., a dinâmica desta forma de violência é complexa, envolvendo aspectos psicológicos, sociais e legais. Como auxiliar uma sociedade que esconde e acoberta esse tipo de violência? Quando um pai, uma mãe, um irmão e outros deixam de ser amigos e passam a ser inimigos?
Segundo pesquisa da Unifesp, relatado na revista Veja de 07-05-2014, 5,4 milhões de brasileiros relatam abuso sexual na infância e a maioria dos abusos sexuais cometidos contra crianças e adolescentes ocorre dentro de casa e são perpetrados por pessoas próximas, que desempenham papel de cuidador destas (tutor, membro da família ou familiar à criança). São consideradas incestuosas.
Alguns fatores de risco vêm sendo constantemente verificados em famílias incestuosas. Estes são: pai e/ou mãe abusados ou negligenciados em suas famílias de origem; abuso de álcool e outras drogas; papéis sexuais rígidos; falta de comunicação entre os membros da família; autoritarismo; estresse; desemprego; indiferença; mãe passiva e/ou ausente; dificuldades