Trabalho Silvio Pol tica econ mica
Sera que foi exatamente assim?
Nem tudo acontece como parece!
O quadro Independência ou Morte, de Pedro Américo, também conhecido como Grito do Ipiranga, é o principal símbolo da proclamação da Independência do Brasil, que é comemorada em 7 de setembro. A imagem, no entanto, não é exatamente uma fotografia do momento em que D. Pedro 1º recebeu a carta que o deixou irado e o levou a pronunciar a famosa frase: “Independência ou Morte”.
Enquanto a independência do Brasil foi proclamada em 1822, Pedro Américo só foi terminar de pintar o quadro em 1888, em Florença, na Itália. A obra foi encomendada pela Família Real, que investia na construção do Museu do Ipiranga, hoje oficialmente chamado Museu Paulista, que fica em São Paulo (SP). A ideia era ressaltar a monarquia - que já estava cambaleando e caiu em 15 de novembro de 1889, com a Proclamação da República.
Algums pontos que voce não prestou atenção:
No famoso quadro “Independencia ou Morte” do 7 de setembro somos induzidos a uma visao erronea de pequenos detalhes confira agora.
A comissão do principe D Pedro não era tão grandes como imaginamos ou como o quadro da a impressão de ser.
Os trages de Gala retratados na tela não são nem de longe parecidos com os reais trages do momento aclamado.
O cavalo todo magestoso em que D. Pedro montara na verdade era uma mula, meio de transporte muito utilizado na epoca por sua resistencia a longas viagens.
A famosa “Casa do Grito” não poderia ter feito parte do quadro uma vez que não há comprovações de que ela existise na epoca, seu primeiro registro é em 1884, 62 anos após a proclamação da republica.
E por fim o o Grito da independencia não aconteceu de fato as margens do Ipiranga como ilustra o quadro e o Hino nacional ao contraio, D. Pedro estaria em cima de uma colina com esconforto abdominal. (diarreia)
Crise e Suicídio-
Getúlio Vargas
Pelo telefone, claramente emocionado, o ministro da Fazenda, Oswaldo Aranha, leu para a