Trabalho Seminário 2013
Doutrina é definida como um conjunto de princípios que servem de base a um sistema, que pode ser literário, filosófico, político e religioso. Doutrina também pode ser uma fonte do direito.
Doutrina está sempre relacionado à disciplina, a qualquer coisa que seja objeto de ensino, e pode ser propagada de várias maneiras, através de pregações, opinião de pessoas conhecidas, ensinamentos, textos de obras, e até mesmo através da catequese, como uma forma de doutrina da Igreja Católica.
Há pelo menos três formas de doutrinas.
1. Doutrina de Deus (Pv 4.2; Mt 7.28; Lc 4.32; Jo 7.16; At 2.41-42; At 13.12; 1.42; Tt 2.1, 10)
2. Doutrina de homens (Jr 23.16; Mt 15.9, 16; 16.12; Cl 2.22; Tt 1.4).
3. Doutrina de demônios (1ª Co 12.13; 1ª Tm 4.1).
Qual a conexão entre a teologia e a religião?
A religião, (como já falamos em matérias anteriores),vem da palavra latina"ligare", que significa "ligar" ou "religar", religião representa as atividades que que ligam o homem a Deus. Entretanto assim a religião passa a ser a parte prática do conhecimento, enquanto a teologia passa a ser a parte teórica do conhecimento. Estas duas partes devem coexistir na verdadeira experiência cristã; porém, na prática, às vezes, se acham distanciadas de tal maneira que é possível ser teólogo sem ser verddeiramente religioso, e por outro lado a pessoa pode ser verdadeiramente religiosa sem possuir um conhecimento sistemático doutrinário.
DIFERENÇA ENTRE DOUTRINA E COSTUMES
A Doutrina conseqüentemente é Bíblica, Inalterável e Universal.
Os costumes são humanos, muda constantemente e é de acordo com a localidade
DOGMAS X DOUTRINAS
Se não atentarmos nos entendimentos das palavras, dogma e doutrina será a mesma coisa. Nada mais do que regras e conceituações humanas. Deixando de lado a teologia contemporânea ou neoliberal e também as novas hermenêuticas influenciadas pelo pensamento pós-moderno, toda a hermenêutica bíblica será uma exposição clara e sistemática