Trabalho Seminario De Hist Ria Internacional
Análise teórica sobre a criação da Ceca.
Curso: Seminário de História Internacional
Profº Silvia Cristina Lambert Siriani.
Aluna: Maria Stela da Silva Aquino - Relações Internacionais
Data
INTRODUÇÃO
O cenário do pós Segunda Guerra Mundial, trouxe uma nova fase na qual se iniciava a Guerra Fria. Período este em que o mundo se tornava bipolar e cada Estado estava incumbido de decidir a quem apoiar. O momento era de tensão, a Europa chegou a ser chamada de coração do mundo, pois todos os conflitos se passavam em seus arredores. Além de temerosos, os Estados também estavam confusos, pois até então não se sabia a situação exata em que estavam vivendo, se era momento de paz ou ainda de guerra. Sendo que de um lado estavam os Estados Unidos e do outro a União Soviética.
Na Europa o impacto foi maior na economia, o baixo andamento das linhas de importação e exportação assustava os comerciantes. Foi então que o lançamento do Plano Marshall colocou em rota o cotidiano industrial da Europa. A idéia foi transferir bilhões de dólares dos Estados Unidos para a Europa no intuito de estabilizar a capitalismo.
Na área política européia é que a tensão estava em alta, pois ainda não havia estabilidade diplomática entre a França e a Alemanha, o motivo principal era, além de conflitos antigos, a luta pela região do Sarre, a qual ambas queriam possuir, mas que maior parte estava no poder alemão.
Mediante esses acontecimentos, é que dois idealizadores, Robert Schuman e Jean Monnet, no intuito de tornar a Europa menos conflitante juntaram suas idéias num plano que, supostamente, traria de volta a paz na Europa. Criou-se então o Plano Schuman, o qual tinha o intuito de concretizar um projeto que uniria, de início, as indústrias siderúrgicas alemã e francesa, e que ao longo da sua progressividade contaria com a participação de outros Estados europeus que quisessem se juntar ao projeto.
Para explicar quais os motivos que