Trabalho RFID
Curso de Administração
Disciplina: Logística
RFID/CB
Itajaí, 16 de junho de 2014
Introdução
Neste trabalho vamos falar sobre a tecnologia RFID (Radio Frequency Identification), QR Code (Quick Response Code) e o CB (Código de barras). Quais são suas diferenças, vantagens, desvantagens, como funcionam e para que servem.
Código de Barras
O código de barras é uma representação gráfica de dados numéricos ou alfanuméricos. A decodificação (leitura) dos dados é realizada por um tipo de scanner, o leitor do código de barras, que emite um raio vermelho que percorre todas as barras. Onde a barra for escura, a luz é absorvida, onde a barra for clara, a luz é refletida novamente para o leitor. Os dados capturados nessa leitura óptica são compreendidos pelo computador, que por sua vez converte-os em letras ou números legíveis.
O uso do código de barras, uma prática ligada à automação de processos nas empresas,levou cerca duas décadas para ser universalizado. Na Europa , segundo dados da EAN International, até 1981 poucos dos 21 países filiados à entidade utilizavam efetivamente o código. Em1985, cerca de 92% das lojas automatizadas em todo o mundo estavam concentradas em somente seis países. No Brasil, o Código Nacional de Produtos (código de barras) foi introduzido formalmente em 29 de novembro de 1984.
Os códigos de barras dividem-se em dois grupos: os códigos de barras numéricos e os alfanuméricos (sendo os alfanuméricos capazes de representar números, letras e caracteres de função especial ao mesmo tempo). Os códigos de barras são diferenciados entre si pelas regras de simbologia. Cada simbologia trata como os dados serão codificados.
Os códigos de barras são utilizados para produtos, unidades logísticas, localizações, ativos fixos e retornáveis, documentos, contêineres, cargas e serviços facilitando a captura de dados, propiciando a automação de