Trabalho Revolu O Russa
Na virada do século XIX para o século XX, a Rússia, começava a sofrer pressões de ordem econômica e de ordem política. Um dos grandes problemas que a Rússia enfrentava era o atraso tecnológico.
No governo havia uma autoridade absoluta, o czar. Além de partidos de matriz liberal, o Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR) destacou-se como um partido de inspiração marxista. As tendências divergentes doPOSDR polarizaram-se entre os mencheviques e os bolcheviques.
Os mencheviques eram liderados por Yuly Martov e Georgy Plekanov e tinham uma postura mais ajustada com o pensamento do marxismo ortodoxo, isto é, defendiam que a revolução comunista na Rússia deveria seguir as etapas definidas por Marx.Os bolcheviques, que tinham como líder Vladimir Ilitch Ulianov, conhecido como Lenin, propunham uma alternativa diferente daquela sustentada pelo marxismo ortodoxo.
Após as rebeliões e greves iniciadas em 1905, o Império Russo procurou articular-se com os liberais para tentar promover reformas que beneficiassem camponeses, operários e burgueses.
Com a entrada da Rússia em mais uma guerra, a Primeira Guerra Mundial, o poder do czar Nicolau II começou a ficar ainda mais debilitado. Em fevereiro de 1917, uma junção de manifestações, greves e vários atos de insubordinação por toda a Rússia provocou a queda do czar e o fim do Império.
Em abril de 1917, Lenin encaminhou aos bolcheviques as teses, ou propostas, que retirariam a Rússia da guerra e dissolveria o Governo Provisório. A proposta de Lenin apregoava sobretudo o lema: “Todo poder aos sovietes”. Em outubro de 1917, Lenin e Trotsky comandaram a Revolução Bolchevique e Lênin assume o poder . A primeira tática da revolução bolchevique foi o chamado comunismo de guerra, onde toda a produção