Trabalho Quimica CENTRO UNIVERSITARIO MOURA LACERDA
ENGENHARIA CIVIL-TURMA A
EXPERIMENTO DE DECOMPOSIÇÃO
Alunos: Adriana Fidelles RA4013053
Bruno Braga RA
Leticia Gauna RA
Felipe RA4013117
Ribeirão Preto
27/02/12
Objetivo:
Realizar um experimento em sala para calcular a velocidade média de decomposição de um comprimido de aspirina efervescente.
Introdução: Velocidade média de decomposição
Uma reação química ocorre quando certas substâncias sofrem transformações em relação ao seu estado inicial, e a velocidade média de uma reação pode ser medida por meio da variação da concentração dos reagentes ou da variação da concentração dos produtos que pode ser rápido ou lenta, dependendo das condições que se encontram.
Material utilizado:
Para este experimento foram utilizados:
03 comprimidos de aspirina efervescente-4gramas
03 copos de água, sendo 01 água gelada, 01 água natural, 01 água quente
Descrição:
O experimento foi realizado em três etapas, e em cada etapa foi trocada a temperatura da água. As temperaturas utilizadas foram gelada, natural e quente para ser observado como o comprimido efervescente ia reagir nessas três temperaturas e cronometramos o tempo de cada reação.
O primeiro experimento foi com a água gelada, colocamos o comprimido efervescente de 4g e observamos que a reação do comprimido é devagar, demora pra que todo o produto seja dissolvido. O tempo da reação foi de 1min e 21s.
O segundo experimento foi com a água natural, colocamos o comprimido efervescente de 4g e observamos que a reação do comprimido é um pouco mais rápida comparando com a água gelada. O tempo da reação foi de 46s.
O terceiro experimento foi com a água quente, colocamos o comprimido efervescente de 4g e observamos que a reação do comprimido é rápida, se dissolve rapidamente. O tempo da reação foi de 36s.
Com os dados conseguimos calcular a velocidade média de cada experimento. Com a massa do produto e o tempo transcorrido conseguimos achar a velocidade que foi dissolvida em cada