Trabalho Produção II
Sistema Toyota de Produção
2012
Itaúna
Sistema Toyota de Produção
2012
Itaúna
Origem do Sistema O sistema Toyota de produção surgiu na fábrica da Toyota após a Segunda Guerra Mundial. Naquela época a indústria japonesa se encontrava com uma baixa produtividade e uma enorme escassez de recursos, o que a impedia de adotar o modelo da produção em massa. O Sistema Toyota de Produção também pode ser chamado de Produção enxuta ou Lean Manufacturing. A criação deste sistema se deve, principalmente, a quatro japoneses: O Criador da Toyota e mestre de invenções, Sakichi Toyoda, seu filho Kiichiro Toyoda, primo de Eiji Toyoda que participou como o executivo impulsionador do nascimento do STP (Sistema Toyota de Produção) e o engenheiro chefe da Toyota Motors Company, o chinês Taiichi Ohno. O sistema objetiva aumentar a eficiência da produção pela eliminação contínua de desperdícios aumentando-se assim a produtividade e tentar entrar no mercado americano.
De acordo com Taiichi Ohno (1988):
“Os valores sociais mudaram. Agora, não podemos vender nossos produtos a não ser que nos coloquemos dentro dos corações de nossos consumidores, cada um dos quais tem conceitos e gostos diferentes. Hoje, o mundo industrial foi forçado a dominar de verdade o sistema de produção múltiplo, em pequenas quantidades”.
Aplicação
O que objetiva o Sistema Toyota de Produção é a eliminação do desperdício e os dois pilares necessários à sustentação é o Just-in-time e a Autonomação.
O sistema também se aplica a eliminação dos sete desperdícios abaixo:
Superprodução, a maior fonte de desperdício;
Tempo de espera, refere-se a materiais que aguardam em filas para serem processados;
Transporte nunca gera valor agregado no produto;
Processamento, algumas operações de um processo poderiam nem existir;
Estoque, sua redução ocorrerá através de sua causa raiz;
Movimentação;