Trabalho Produ o de Energia Energia Solar
O Brasil, por ser um país localizado na sua maior parte na região intertropical, possui grande potencial de energia solar durante todo ano. A utilização da energia solar poderia trazer benefícios em longo prazo para o país viabilizando o desenvolvimento de regiões remotas onde o custo da eletrificação pela rede convencional e demasiadamente alta com relação ao retorno financeiro do investimento, regulando a oferta de energia em situações de estiagem, diminuindo a dependência do mercado de petróleo e reduzindo as emissões de gases poluentes à atmosfera como estabelece a Conferência de Kyoto [3]. Na matriz energética brasileira, a energia hidráulica e a principal fonte de energia para geração de eletricidade. Apesar de não ocorrer emissão de poluentes para a atmosfera, as usinas hidroelétricas produzem um impacto ambiental ainda não adequadamente avaliado, devido ao alagamento de grandes áreas cultiváveis e, além disso, as reservas brasileiras para geração hidroelétrica tendem a se esgotar nas próximas décadas.
As inovações tecnológicas estão barateando a geração de energia solar, alternativa ainda cara em comparação com a hidrelétrica e a eólica. O uso do sol é cada vez mais considerado diante de um sistema elétrico que convive com ameaça constante de colapso.
Este trabalho ira discutir o uso de novas tecnologias desenvolvidas na área de enregia solar, verificando o que há de novidades em realao a este tipo de produção de energia limpa e de grande potencial energético.
2 Metodologia
Buscou-se na literatura e em artigos e notícias publicadas, informações sobre os tipos de energia solar existes, quais as dificuldades e desafios encontrados, novas tecnologias desenvolvidas para o melhor aproveitamento deste tipo de geração além da busca de inovações.
Este trabalho teve como objetivo de estudo o modelo de geração de energia solar espacial pelo Projeto Space Solar Power Systems – SSPS, desenvolvido pela Agência Japonesa de Exploração