Trabalho Pratico I
ALUNOS: LIPIE SOUZA, VICTOR SALVADOR, THAIS BRAZ E PHILLIPE CAIXETA
Belo Horizonte, 19 de Agosto de 2014
Curso de Engenharia de Computação
Princípios de Comunicação de Dados - 2014/1
Data de entrega: 19/08/2014
Professora: Ana Paula
A Rede
A rede analisada utiliza de quatro equipamentos de distribuição, um UTM (que faz o papel do router), dois switchs gerenciáveis e um switch não gerenciável.
A rede está conectada de forma que o UTM é a porta de entrada/saída para Internet e redes externas, os dois switchs gerenciáveis fazem a interface entre o UTM e as máquinas da rede da empresa, o switch não-gerenciável está ligado a um dos gerenciáveis e tem o papel de concentrados para os computadores mais distantes fisicamente da central de gerenciamento de redes da empresa.
Figura 01: Topologia da rede.
O UTM
O Unified Threat Management (UTM), que é na tradução literal para o português "Central Unificada de Gerenciamento de Ameaças", é uma solução abrangente, criada para o setor de segurança de redes e vem ganhando notoriedade e se tornou a solução mais procurada na defesa das das organizações. O UTM é teoricamente uma evolução do firewall tradicional, unindo a execução de várias funções de segurança em um único dispositivo: firewall, prevenção de intrusões de rede, antivírus, VPN, filtragem de conteúdo, balanceamento de carga e geração de relatórios informativos e gerenciais sobre a rede.
O modelo de UTM utilizado na rede analisada é o Sophos UTM 220, com 8 portas Gigabit Ethernet e uma entrada RJ45.
Figura 02 : UTM Sophos UTM 220
Switch
O switch é um comutador, é uma ponte multiportas, o que quer dizer que se trata de um elemento ativo que age no nível 2 do modelo OSI, é um equipamento que interliga os computadores em uma rede, os cabos de rede de cada computador se ligam à ele, que então direciona os dados enviados de um computador especificamente para outro. É como um sistema de