trabalho port
Estilo mundialmente apreciado, o Romance Policial nasceu das mãos de Edgar Allan Poe, em 1841, e conta com diversos autores que se dedicam ao gênero na Literatura brasileira.
Você sabia que o Romance Policial é um dos gêneros mais populares – e vendidos – do mundo? Com enredos que giram em torno de assassinatos, investigações, depoimentos de testemunhas e descobertas de criminosos, no Brasil, a literatura do mistério também tem seus representantes.
A história do romance policial começou em 1841 com a publicação em uma revista do conto “Os assassinatos da rua Morgue”, do escritor norte-americano Edgar Allan Poe. No Brasil, apesar de não termos tradição literária quando o assunto é o gênero policialesco, a primeira narrativa policial foi publicada em capítulos no jornal “A Folha”, em 1920: “O mistério”, escrito por Coelho Neto, Afrânio Peixoto, Medeiros e Albuquerque e Viriato Corrêa. Desde então, outros autores arriscaram-se no gênero que já contava com prestígio e tradição em outros países, mas que, infelizmente, em nosso país, ainda é visto como um subproduto da literatura, ou seja, uma subliteratura.
Isso porque se acredita que seja difícil escrever uma narrativa de suspense que preserve os elementos necessários para a construção de uma boa trama, tais quais o cuidado com a linguagem, o texto e as personagens. Contudo, autores como Rubem Fonseca, Marçal Aquino - que desde os anos 70 dedicam-se com afinco ao romance policial -, Luiz Alfredo Garcia-Roza, Joaquim Nogueira, Tony Bellotto, Luis Fernando Veríssimo, Flávio Carneiro, Patrícia Melo, Jô Soares, entre outros nomes, começaram a definir os rumos do romance policial no Brasil, deixando-o mais forte como gênero e divulgando-o em diversos eventos literários relevantes para a Literatura nacional.
Para você conhecer melhor o gênero e acabar de vez com as dúvidas sobre a qualidade artística do romance policial, fizemos uma lista de dez livros brasileiros de ficção policial.
O Romance