trabalho Plinio etapa 4 HEIDEGER
1241 palavras
5 páginas
ATUALIDADES EM PSICOLOGIA FENOMENOLÓGICA EXISTENCIALCONTRIBUIÇÕES PARA PSICOLOGIA
Este trabalho consiste em um conceito teórico que aponta para ás possíveis contribuições da filosofia que foi desenvolvida por Martin Heidegger para a psicologia existencial.
Heidegger elaborou pensamento com importantes consequências para a compreensão do ser humano. Em sua observação do homem como (Dasein) “termos de Heidegger para designar o modo especificamente humano de ser, que pode ser traduzido como Ser-ai, em que se caracteriza essencialmente para compreender o ser e o poder, portanto questioná-lo”. “O “ai” da expressão Ser-ai se refere ao modo de ser que, sendo, revelado descobre o ser dos demais entes”, este mesmo implica em uma mudança do paradigma que se pode pretender superar a relação do objeto que se instalou na civilização ocidental, ou seja, metafisica. Pretendem nos mostrar brevemente alguns elementos da compreensão antropológica de Heidegger, e juntamente com isto, apresentar elementos das tentativas de uma aproximação feitas também por Boss e Binswanger na psicologia existencial, e sempre apontando para os grandes desafios que pode se apresentar na tarefa de como compreender o ser humano. Heidegger (1889-1976) está entre os mais importantes pensadores do século XX e, em função disso, muito outro autor em diversas áreas buscaram e continuam buscando nele uma nova perspectiva para suas colocações dos nossos problemas, do conhecimento, da ciência e da técnica.
Podemos dizer praticamente que em vários campos das ciências humanas temos nos empenhado para uma aproximação com Heidegger, tanto na teologia, como na psicologia, sociologia, educação e ecologia. Tudo isto pode se justificar como o fato de que os modelos científicos que nos orienta em nossas pesquisas moderna e contemporânea tem se mostrado muito incapaz de lidarmos com algumas questões que são imprescindíveis para nós seres humanos, e, além do mais, suas questões e também respostas que não satisfazem as