Semi Tica Resumo Ppt
Palavra proveniente da raiz grega Semeion (signo), pode ser definida como “a ciência dos signos e dos processos significativos (semiose) na natureza e na cultura”
É o estudo de como o objeto será entendido pelo "receptor" considerando seu contexto social e natural.
Origem:
A semiótica surge quase simultaneamente em três paises: Estados Unidos, com Charles Sanders Peirce, União Soviética, com Viesse-Iovski e Potiebniá Europa Ocidental, com Ferdinand de Saussure
Entre o final do século XIX e inicio do século XX
Semiótica peirceana (Peirce)
Foco de atenção: signo e linguagem não-verbal
Semiótica estruturalista/Semiologia
(Saussure; Lévi-Strauss; Barthes; Greimas)
Foco de atenção: signos verbais.
Semiótica russa ou semiótica da cultura
(Jakobson; Hjelmslev; Lotman)
Foco de atenção: linguagem, literatura e outros fenômenos culturais, mito e religião.
Isso confirma a hipótese de que a proliferação de mensagens através da linguagem e códigos, iniciada a partir da Revolução Industrial, foi gradativamente atingindo grau de maturidade através da reflexão, tendo chegado a uma “consciência semiótica”.
A partir desta consciência verificou-se a necessidade de uma ciência em condições de fornecer instrumentos de questionamentos e métodos para entender os fenômenos da linguagem.
Charles Sanders Peirce: (1839 – 1914)
Era filho de um conceituado matemático de Harvard. Formou-se em Química. Foi também físico, astrônomo. Estudou Linguisitica, Filosofa, História, Arquitetura. Era amigo de pintores e experimentador de vinhos.Um cientista, mas acima de tudo um lógico. Queria entender a lógica das coisas
Fenomenologia:
Estudando os fenômenos a sua volta criou a Fenomenologia, Que pode ser conceituada como qualquer coisa que esteja de algum modo e em qualquer sentido presente a mente seja:
- Externa
(uma batida na porta, um raio de luz, um cheiro de jasmin),
- Interno
(dor no estomago, uma lembrança, expectativa ou desejo).
A Fenomenologia,