Trabalho Pim
EngeSoft é publicada mensalmente, sendo que uma edição tem diversos artigos, todos versando sobre um mesmo tema. Por exemplo, a edição deste mês é sobre o tema “Qualidade de Software”, tendo oito artigos. De uma edição deseja-se saber o volume, número, mês, ano, tema e artigos submetidos e selecionados.
Autores submetem artigos para uma edição específica. De um artigo deseja-se saber os autores, o título e o arquivo contendo o artigo. Um número de identificação é criado para cada artigo. Os autores devem informar, além de seus nomes, e-mails e as instituições a que pertencem com endereço. Para artigos com mais de um autor, deve ser indicado um autor como contato.
Para avaliar os artigos submetidos à publicação, a EngeSoft possui um conjunto de colaboradores que avaliam artigos. De um avaliador deseja-se saber o nome, e-mail, instituição e temas para os quais está habilitado a avaliar artigos. Essas informações são usadas para distribuir os artigos para os colaboradores. Cada artigo é obrigatoriamente avaliado por três colaboradores, todos habilitados ao tema da edição correspondente, que atribuem notas de 0 a 10 a três itens: originalidade, conteúdo e apresentação. Com base nessas avaliações é que se decide se um artigo será publicado ou não. Para essa decisão, uma seleção deve ser efetuada. Artigos que já foram avaliados pelos seus três avaliadores estão prontos para a seleção, caso contrário encontram-se ainda em avaliação. Apenas quando todos os artigos submetidos para uma edição tiverem sido avaliados é que a seleção pode ser efetuada. Esta seleção é feita pelos editores-chefe da edição, escolhidos previamente no conjunto de colaboradores. Finda a seleção, sabem-se quais artigos foram selecionados para publicação e quais foram rejeitados.
EngeSoft é comercializada apenas na forma de assinatura por períodos de um ano (12 edições).