Trabalho pim
Um dos principais fatores que me motivaram a ler "Casais Inteligentes Enriquecem Juntos" foi a conhecida visão de Gustavo Cerbasi sobre riqueza e dinheiro. Para ele, assim como para mim, a grande maioria dos desentendimentos familiares ocorre em decorrência da simples falta de conversa e apatia em relação ao dinheiro. Neste livro, Gustavo trata das questões pessoais com grande comprometimento, focando a necessidade de parceria entre namorados, noivos ou esposos. O salto qualitativo aparece quando o livro mostra exemplos reais e trata os objetivos comuns como grande trunfo de um casal.
O livro está dividido em três partes distintas, mas que se complementam de forma brilhante. A organização do livro facilita a leitura, abordando primeiro os aspectos sócio-emocionais dos problemas conjugais, passando por exemplos reais de solução de conflitos, finanças para casais com filhos e terminando com o foco no planejamento/riqueza conjunta.
Parte 1 - Uma união financeiramente feliz
Composta de dois capítulos, a primeira parte traz interessantes análises sobre os cincos estilos de como lidar com o dinheiro. Gustavo retrata como agem os poupadores, gastadores, descontrolados, desligados e os financistas. De uma forma bastante simples, ainda que com propriedade e conhecimento de causa, são feitas algumas considerações sobre as possíveis combinações destes perfis. Percebe-se, claramente, que a idéia é situar o(a) leitor(a) diante de suas reações cotidianas e diagnosticar qual o perfil de seu relacionamento. Identificar-se é parte essencial para seguir adiante.
Há também uma forte discussão acerca das dificuldades de planejamento de um casal. Com a palavra, o autor Gustavo Cerbasi:
"Na maioria das vezes, orçamento, planejamento financeiro, dinheiro ou controle de gastos não fazem parte das conversas dos casais. Assim, estabelecer objetivos de longo prazo passa a ser um problema, porque quem não participa das finanças não percebe as metas a serem atingidas