TRABALHO PA ED F
TRABALHO DE PREPARAÇÃO ACADÊMICA
ÁREA QUE IREI INGRESSAR
Santa Bárbara D’Oeste, 2015
PERGUNTAS PARA O PROFISSIONAL:
-Há quanto tempo você esta formado? Me formei em 2006.
-Quais as atividades que você exerce?
Sou técnico de natação no Esporte Clube Barbarense e Coordenador de
Esportes Paraolímpicos na Prefeitura Municipal de Americana.
- Como foi o inicio da carreira?
A transição de atleta para a parte técnica foi automática, natural. Mesmo a opção por cursar a Educação Física foi natural. Por estar no meio esportivo, disputando natação Mundo à fora optei por fazer Educação Física sem argumentar os motivos e buscar outras opções.
- Foi fácil ingressar no mercado de trabalho?
Fácil não foi. Tive sorte de ser convidado para assumir a equipe de natação de Americana no início de 2011 e no primeiro ano ainda conciliei trabalho com competições minhas. O convite veio por já estar trabalhando na formação das equipes paraolímpicas que disputavam os jogos regionais e abertos por Americana desde 2009. Então prefeito e secretário de esportes me pediram para assumir toda a natação da cidade em buscar de reerguer o projeto que estava meio que parado.
- Como está o mercado de trabalho para esta profissão?
Muito complicado, mas também é uma área que tem muitas oportunidades. No Brasil é uma área sem muito reconhecimento por parte das autarquias e alguns outros meios, mas existe oportunidade para todos que "querem" trabalhar de verdade.
- Quais os diferenciais exigidos dos profissionais desta área?
Dedicação, constante atualização e estudos e principalmente amar aquilo que se propuser a fazer, pois muitas vezes, no Brasil, você vai trabalhar mais por amor do que por reconhecimento financeiro.
- Quais são os setores da economia que mais precisam de profissionais desta área?
Na minha visão todos os setores precisam de pessoas saudáveis. As vésperas dos Jogos