Trabalho Mir 2
Joan Miró 2
Quem foi Joan Miró? 2
Suas Principais Características em Relação á suas Obras 2
A Influência de Outros Movimentos Artísticos e as Fases de suas Pinturas 3
Algumas Obras e suas Fases 4
“A fazenda” (1921-1922) 4
“O Carnaval de Arlequim” (1924-25) 5
“Natureza-morta com sapato velho”(1937) 6
Bibliografia 6
Joan Miró
Quem foi Joan Miró?
Joan Miró i Ferrà foi um importante escultor e pintor espanhol. Nasceu na cidade de Barcelona (Espanha) em 20 de abril de 1893 e faleceu em Palma de Maiorca (Espanha) em 25 de dezembro de 1983. É considerado um dos maiores representantes do surrealismo.
Suas Principais Características em Relação á suas Obras
Segundo Joan, a fome lhe rendeu ideias para pintar. O autor quase morreu de fome em seus primeiros anos em Paris: sem a ajuda dos pais, que não queriam o ver numa carreira artística e sem conseguir vender seus quadros, Miró se viu em uma situação em que passar dias sem conseguir comprar um croissant era normal. Ele tentava aproveitar as alucinações que a falta de comida lhe dava pintando novos quadros e sentindo o mundo de um jeito diferente.
Miró não enxergava a vida de maneira distorcida, mas a via como ela realmente é, utilizando o que pode ser chamado de O Terceiro Olho, o olho que vê além da superfície. Ao falar sobre sua entrada no círculo surrealista, Miró relata que mesmo sendo apresentado educadamente a todos, ninguém se importava com suas obras. Talvez por ainda não conseguirem entendê-las.
Deixou-se influenciar por todas as correntes de arte com que tomou contato. Influências cubistas, surrealistas, abstracionistas são facilmente percebidas em seus trabalhos.
Reza a lenda que enquanto estudava na Escola de Belas Artes de Barcelona, Miró vendava seus olhos e tentava pintar objetos sem nenhuma experiência visual. Utilizava o tato para se livrar das formas reais dos objetos escolhidos e dava liberdade para sua imaginação, se abstendo de regras para suas pinturas. Sua simbologia também é