Trabalho MECFLUA 01

724 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE PAULISTA
Faculdade de Engenharia Mecânica

Tubo de Pitot

Campinas
2015
SUMÁRIO
1 Objetivo do experimento 3
2 Introdução e fundamentos 4 2.1 Tubo de Pitot 4
3 Equipamentos utilizados 5
4 Esquema experimental 6
5 Procedimento experimental 7
6 Dados coletados 8
7 Equações utilizadas 9
8 Exemplo de cálculo 11
9 Valores da constante 12
10 Resultados 13
11 Discussão e Conclusão 16
12 Referências bibliográficas 17
13 Anexo 18

1 - Objetivo do experimento O objetivo desse experimento é determinar a velocidade de escoamento de um fluido em uma seção através do instrumento Tubo de Pitot.
.

2 - Introdução e Fundamentos

2.1 Tubo de Pitot

O tubo de pitot é utilizado para a medição de velocidades em escoamentos de fluidos ou gases em uma determinada aréa tubular. Este instrumento permite o cálculo da velocidade em uma seção de escoamento a partir do diferencial de pressão em dois pontos, velocidade esta calculada através da equação da conservação de massa e da energia. A equação da conservação de massa é aplicada em dois pontos, um na seção tubular e outro no ponto de estagnação(2).

3 - Equipamentos Utilizados

Para esse experimento foi utilizado uma bomba pela qual o fluido era bombeado, o fluido usado foi à água, um rotâmetro na saída da bomba para medir a vazão volumétrica da água, válvula de bloqueio para controlar a vazão, tubos flexíveis e de aço para locomoção do fluido, manômetro digital para medir a pressão diferencial e absoluta, e o tanque para armazenamento do fluido.

4 - Esquema Experimental

Segue abaixo o desenho esquemático.

5 - Procedimento Experimental.

Para a realização desse experimento, primeiramente a bomba foi acionada (ligada), após a bomba estar bombeando a água, a válvula de bloqueio posterior foi utilizada para o controle da vazão, porém, desta vez ela ficou totalmente aberta.
O manômetro

Relacionados