trabalho materiais de construção
O campo da construção civil vem crescendo rapidamente a cada ano, com isso ocorre a evolução desta e dos fatores que a compõe. A tecnologia é inserida consequentemente neste contexto, máquinas, ferramentas auxiliares, materiais em geral desde a parte externa das edificações até a interna.
O presente texto irá discorrer sobre os materiais cerâmicos, suas principais características, sua classificação e uso, como também seu processo de fabricação.
DESENVOLVIMENTO
1.0 Definição:
Materiais cerâmicos são substancias inorgânicas, não-metálicas constituídas de elementos metálicos e não-metálicos, suas propriedades variam em função de suas ligações químicas, em geral são materiais obtidos por cozedura a altas temperaturas de matérias-primas naturais (ou artificiais) constituídos principalmente por argilas (silicatos de alumínio hidratado), sendo as argilas rochas formadas por minerais argilosos resultantes da desagregação de feldspatos das rochas ígneas; partículas lamelares e de pequenas dimensões; rochas sedimentares detríticas, possuindo propriedades como: fluidez e plasticidade, (muito plásticas (adiciona-se sílica), pouco (adiciona-se caulino)).
1.1 Histórico:
As cerâmicas surgiram do primeiro exercício de engenharia de materiais do homem, há mais de 9.000anos. A palavra cerâmica se origina da palavra grega “KERAMIKOS”, que significa material queimado.
Até metade do século XX, os materiais cerâmicos envolviam apenas produtos tradicionais, como tijolos, azulejos, louças, vidros e refratários, novos processos de fabricação e caracterização permitiu aplicações em indústrias avançadas como, aeroespacial, de comunicações, eletrônica, médica e outras.
1.2 Propriedades:
As cerâmicas possui uma variedade de propriedade mecânicas e físicas, permitindo a aplicação em campos distintos como, fabricação de tijolos, louças, refratários, materiais magnéticos, dispositivos eletrônicos, fibras, abrasivos,