Trabalho Materiais Construtivos
PRODUTOS CERÂMICOS, METÁLICOS E POLIMÉRICOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL.
CASCAVEL
2014
MATERIAIS CERÂMICOS
Materiais cerâmicos são todos os materiais compostos em sua quase totalidade de argila, são materiais polifásicos, contendo elementos metálicos e não metálicos, obtidos geralmente após tratamento térmico em temperaturas elevadas.
A existência de várias fases cerâmica possibilita as combinações de átomos metálicos e não metálicos, formando muitos arranjos estruturais. Isso possibilita a obtenção de materiais cerâmicos para uma larga aplicação na engenharia.
Há séculos se manipula o barro, transformando-o em utensílios domésticos, objetos de culto, ornamentos, cosméticos, base para tratamentos terapêuticos, arte e mais recentemente está sendo empregando na indústria da tecnologia, tornando possível a fabricação de supercomputadores, supercondutores, próteses dentárias, medicamentos, semicondutores, revestimentos de naves espaciais, revestimentos de alto-fornos, na construção, com diversas aplicações nas alvenarias, revestimentos, louças, telhados, pintura...
Não há uma idade da cerâmica como acontece com os metais. Isso ocorre devido ao fato dos cerâmicos serem um dos primeiros materiais utilizados pelo homem. A história dos cerâmicos se funde com a história do homem e se torna objeto de documentação e identificação das sociedades antigas revelando a sua evolução, cultura, crenças e comportamentos.
De acordo com a palavra grega “keramos”, cerâmica quer dizer coisa queimada, termo que no dia a dia é usualmente aplicado para designar revestimentos em forma de placas ou pastilhas aplicados nas fachadas e pisos de nossas casas ou ao bonito vaso de flores que enfeita a mesa de jantar.
Os materiais cerâmicos tem sido muito empregado na construção civil, pois aproveita o solo como matéria prima, o que deixa a obra mais barata, pois essa matéria prima é encontrada em abundancia no meio ambiente.