trabalho matemática discreta
Aprender os conceitos sobre matrizes e determinantes, bem como seu uso e aplicação prática, através do estudo de matemáticos que propiciaram uma inovação no mundo matemático. Identificar os diferentes tipos de matrizes, suas aplicações, operações entre matizes, adição, subtração, multiplicação, as principais propriedades entre matrizes, associativa, distributiva e elemento neutro.
Conhecer um pouco da bibliografia dos matemáticos Laplace, Chió, Sarrus, seus importantes conceitos acerca dos estudos de matrizes.
Conceitos sobre as propriedades dos determinantes, aplicações práticas.
Sistemas lineares, escalonamento de sistemas que são, qual sua aplicação na matemática computacional.
Por fim, o raciocínio lógico matemático, através do princípio da indução finita.
Matrizes
O desenvolvimento das matrizes ocorreu a partir do século XIX, apesar de ter representações de números semelhantes as matrizes modernas desde a Era Cristã, com matemáticos como Arthur Cayley, Augustin-Louis Cauchy e William Rowan Hamilton. Recentemente, com as planilhas eletrônicas de computador, podem ser feitos cálculos antes realizados à mão, de maneira cansativa e lenta. Essas planilhas, em geral, são formadas por tabelas que armazenam os dados utilizados no problema.
Conceituando matriz
Para compreendermos a conceituação de matriz, precisamos aderir à convenção dos matemáticos em que a ordenação das linhas de uma matriz seja dada de cima para baixo, e a ordenação das colunas, da esquerda para a direita. Veja o exemplo abaixo e perceba a prática desta convenção.
Vejamos mais detalhadamente o resultado desta convenção.
Em termos gerais: uma matriz m x n, com m e n números naturais não nulos, é toda tabela composta por m.n elementos dispostos em m linhas e n colunas.
Representando matrizes
Uma matriz é, em geral, representa por uma letra maiúscula do nosso alfabeto (A, B, C, ...Z), enquanto os seus termos são representados pela mesma letra, desta vez